15 janeiro 2014

Distritos do estado de São Paulo. Dalas, distrito de Palmeira D' Oeste.

Pequena igreja no centro do distrito.

Dallas é um distrito do município de Palmeira D' Oeste, no estado de São Paulo. Localiza-se na mesorregião de São José do Rio Preto e na microrregião de Jales. O município de Palmeira D' Oeste, segundo a Fundação Seade, se enquadra entre os município que   estão no grupo 3: de modo que possui nível de riqueza baixo, mas com bons indicadores nas demais dimensões.
Praticamente não existem informações oficiais sobre o distrito de Dalas, o local aparenta ter em torno de 500 habitantes. O cenário de tranquilidade impera no local, uma escola uma pequena igreja e poucas pessoas nas poucas ruas.
Segundo o site da prefeitura de Palmeira D' Oeste, o município perdeu habitantes desde a década de 1960, quando foi considerado um dos maiores produtores de banana do estado. A localidade chegou a ter 25 mil habitantes, hoje conta com 9.584.
Dallas dista 11 quilômetros da rodovia Feliciano Sales Cunha (SP 310),  está a 163 de São José do Rio Preto e a 13 quilômetros da sede Palmeira D' Oeste. A 2 quilômetros do distrito passa o rio São José dos Dourados, local onde tal rio, que nasce em Mirassol, começa a ficar mais caldaloso, visto que se aproxima de sua foz no rio Paraná, em Ilha Solteira. 
   

Imagem de satélite do distrito de Dalas.

Placa indicando perímetro urbano na entrada do distrito para quem chega do rodovia Feliciano Sales Cunha.

Escola em Dalas.

Centro espírita em Dalas.

Referências:
Fotos: Alexandre de Freitas (2014). 

32 comentários:

Unknown disse...

Já se passaram mais de 30 anos...me lembro da igreja, escola e uma pequena mercearia....meu tio mora em Dallas até hoje....saudades de um tempo que não volta mais

Anônimo disse...

saudades do tempo em Dalas, onde se podia brincar qnd criança nas ruas da cidade e aproveitar uma vida no campo

Unknown disse...

Muitas saudades desse lugar. Lembranças do tempo quando era criança e mais tarde adolescente e passava as férias na casa dos meus avós que ficava próxima a antiga escola e posteriormente o asilo. Lembro de muitas brincadeiras nas ruas de terra, balanço nas árvores, manga tirada do pé, andar a cavalo, charrete, galinha caipira, queijo e outras comidas maravilhosas feitas no fogão a lenha, que saudades do pão passado pelo cilindro que minha avó fazia, do café que era torrado e moído em casa, das festas na praça e no salão paroquial, tenho saudade até do tempo que quase ninguém tinha telefone e usávamos os serviços telefônicos na casa da dona Nena. Obrigada a Deus por permitir que eu pudesse viver esses momentos e hoje poder compartilhar essas lembranças. Saudades dos meus avós Odálio e Natália que já se foram e infelizmente esse lugar que me trás tantas lembranças boas também trás tristeza ao lembrar que meu avô foi assassinado em Dalas. Assim é a vida. Dalas ficará para sempre na minha memória. Beijo a todos os moradores e peço a Deus que os abençoe grandemente.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi Helena Rasteiro; que saudade tenho de você, não pq estou longe, mas pelo fato que ja estive com você!

Anônimo disse...

Ivonete Silva, qdo que você passou (ano) pela vila dalas. Eu era criança estava a passeio em Dalas, tinha quermesse na igreja, ganhei um algodão doce, uma menina passou e me tirou o algodão, acho que foi você Ivonete. Vamos programar um encontro com pessoas que morou em Dalas
ou visitou a cidade de 1960 a 1969, muitas lembranças boas, namorava, jogava futebol o campo era de frente da igreja, hoje pela foto é jardim. muita saudade!

Anônimo disse...

Dallas você é muito importante, não cresceu por continua criança amada pelos Anjos e iluminada por Jesus!Já que não posso voltar no tempo vou continuar até chegar em Dallas.

Anônimo disse...

Ivonete Silva; por onde andas, deixa seu telefone, e-mail. Grato, eu.

Anônimo disse...

Helena, estou morrendo aos pouco. Existira uma nova vinda onde vamos nos encontrar, não te esqueço um segundo. Saudade não porque estamos longe, mas porque já estivemos perto.

Unknown disse...

Alguém sabe de uma informação de um aras que tem Ai Eli chama aras vlb o dono chama Vicente leonildo se alguém souber tem como Eli entrar em contato comigo. 01517996730135

Unknown disse...

Depois de muitos anos a minha cidade onde morei,estudei,meus avós paternos família Militão moraram fiquei triste por um lado revendo a cidade que não evoluiu a escola que tem atualmente não funciona por falta de alunos onde eu estudei hoje é um asilo,pelo outro lado fiquei feliz porque tem uma lagoa chamada Militão em homenagem ao meu avô a casa dos meus pais ao lado da igreja eu e meus irmãos brincamos no jardim da igreja que hoje só temos lembranças,saudades do tempo que não volta mais!!!

Anônimo disse...

Oi Ivonete Silva seu avô trabalhava p/ meu irmão, lembro de você quando criança, continua graciosa com sempre, lembra da Helena, pq não deixa mensagem, um dia a gente se encontra!

Unknown disse...

gente preparamos.um.encontro se todas as epocas e de todoa as.pessoas.que moraram la da epoca 60.70.80 foi emocionante o envontro foi realizado dia 15/12/2018 FOI LINDO SE VCS SW INTERESSATEM.WM PARTICIPAR TEMOS UM GTUPOS DE WATSAP QUE O NOME E AMIGOS DE DALAS ME ADD NESSA NUMERO QUE.PASSO COLOCO VCA NO GRUPO VCS VAO SE SURPRENDER ADDAI O NUMERO 17991720760

Unknown disse...

gente temos.um grupo de.watsap de.dalas .
fizemoa um.grande.encontro.de.pessoas.que.moraram.la na decada de 60.70.80 foi td lindo

Unknown disse...

nossa quem.e.vc ? sou dessa epoca tambem

Unknown disse...

conheci swus avos de.mais ..vc é imar da Dejanira? ela esta no nosso grupo de wstssp amigos de Dalas passa seu numero te add la.no grupo sou adiministradora do grupo

Unknown disse...

helena ciquei muito feliz o.pessoal.do rasteiro estavam.presente no.encontro.em Dalas foi.lindo D mais

Anônimo disse...

Helena Rasteiro cade você?????????????????????????

Anônimo disse...

Helena Rasteiro descobri, qdo escreve seu nome tb escreve o meu, é fácil descobrir!

Anônimo disse...

Quem é UNKNOWN?

Anônimo disse...

Em frente a igreja matriz tinha um campo de futebol, joguei ali, muito legal!
Quem jogou, ou se lembra, deixe seu recado?

Unknown disse...

Vocês conheceu um senhor que chamava Anezio Teixeira da silva era meu tio fui metas vezes em Dalas

Anônimo disse...

Alguém conhece Adalto Bulsico?

Unknown disse...

Oi estudei aonde e o asilo meu pai tinha uma venda ao lado da igreja meu avo se chamava Augusto meu pai Alvaro eu almir minha tia mora em dalas dona Laura seu marido Narciso gambarato meus primos ainda vivem la Saudades das festas juninas dos jogos ao lado da igreja sempre que posso passo por la fui no último encontro dos amigos 2019 espero ter outros abracao a todos

Unknown disse...

Mora em santo andre perto do meu pai Alvaro tinha uma venda depois foi vendida ao saudoso Chiquim Pereira meu pai é irmão da merendeira dona laura eu estudei aonde e o asilo Saudades daquele tempo almir Fernandes 69981537506

Anônimo disse...

Oi também fui de Dallas mor em Dallas eu te amo 8 anos mas eu me lembro estudei nessa escola aí Saudade de Dallas meus amigos era Luzia a Cida a mãe dela chamava Dona Hilda eu morava lá na fazenda do João dedão Dona Maria do seu Jesuíno saudade aí na praça tinha uma mercearia Do senhor Zé Preto sou a filha de São Miguel

Anônimo disse...

Eu morei em Dallas também saudades meus pais moraram na fazenda do João dedão saudade de Dallas

Anônimo disse...

Saudades quando a gente podia ir lá na casa da Dona Nena fazer os telefonemas a minha irmã tinha muita amizade com a Nininha filha da Dona Nena

Anônimo disse...

So lembranças. Ali morou o amor da minha vida. So na outra encarnação!

Anônimo disse...

Quando me lembro do Rio São José, quanta loucura, a travesar a nado o rio transbordando.

Anônimo disse...

Tudo por amor à alguém compromissada!

Anônimo disse...

Meu nome é Osmar Gaudêncio nasci e vivi em Dallas de março de 1964 a novembro de 1974..com 10 anos se mudei pra americana em 1979 fui morar em santa Bárbara d'Oeste e em 1994 me casei e fui morar em Sumaré onde resido até hoje.....meu WhatsApp 19 971542862..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...