05 janeiro 2015

Japurá, vilarejo esquecido no município de Tabapuã.

Aspecto de uma rua de Japurá.

Japurá foi um próspera vila do começo do século XX, o local teve um significativo desenvolvimento devido principalmente ao café. 
Em 1911 a linha férrea passou pelo município e dali chegava e saia muitas mercadorias. Em conversa com moradores locais constata-se que a estação era o centro radiador de comércio em Japurá, a localidade chegou a ter hotel e revenda da Ford¹.
Podemos elencar três fatores que contribuíram decisivamente para que Japurá entrasse em decadência: a crise do café, uma epidemia de malária e a mudança da linha férrea.
Esse fatores acabaram expulsando a população que ali vivia. Hoje resta pouca gente numa área cercada por canaviais, os prédios são antigos e alguns estão em estado avançado de deterioração.  
Japurá apesar de estar no município de Tabapuã fica mais próximo de Uchoa, é mais fácil chegar lá a partir de Uchoa, anda-se aproximadamente uns 10 quilômetros em estrada de terra, assim que passa a ponte do rio São Domingos já se avista a antiga vila.      
Sobre Japurá, acompanhem o relato:

"Quando meu avô paterno, Raimundo Justo dos Santos, foi morar ali, por volta de 1960, ela já era apenas uma pequena vila que havia perdido mais e mais habitantes por causa da epidemia. Ali existia hotel, cadeia , igreja (esta ainda de pé), bem como a casa que era de meu avô e a casa em que passei a morar a partir de 1969 e que era do subchefe da estação. Naquela agência das fotos funcionou até o início dos anos oitenta a "Escola de Emergência de Japurá", que foi onde eu estudei por quatro anos. Fiquei triste ao ver que as grades da agencia que eram de latão não mais estão lá, e levaram também a placa que indicava os quilômetros e altitude, dando para ver os furos dos parafusos na foto. Um detalhe que me deixou feliz foi ver nas fotos (do site) a paineira que plantei no Dia da Árvore de 1970, com a minha turma da escola e a professora Ofélia. Vejo que um de seus galhos hoje está quase a cobrir a velha estação. Rever a árvore na foto me encheu os olhos de lágrimas... Próximo a Japurá ainda existe um cemitério com muitos túmulos, o que prova que realmente esta cidade foi importante" (Aureliano Justo dos Santos Filho, 09/2002)."

Fonte: Estações Ferroviárias do Brasil [online] http://www.estacoesferroviarias.com.br/j/japura.htm Acesso 05/01/2015. 

Antiga estação ferroviária.

Antigo galpão do armazém.

Placa indicativa do armazém.

Antiga cadeira pública, dada de 1931.
Igreja recém reformada.
Referências:
MARQUES, Raul. Vilarejo (quase) fantasma. Diário Web [online] http://www.diarioweb.com.br/novoportal/noticias/cidades/169496,,O+vilarejo+quase+fantasma.aspx Acesso 05/01/2015.
Estações Ferroviárias do Brasil [online]http://www.estacoesferroviarias.com.br/j/japura.htm Acesso 05/01/2015.
Fotos: Alexandre de Freitas, 2015.

6 comentários:

aurelianorp@hotmail.com disse...

A cada dia que passa japura desaparece um pouquinho!
Infelizmente nao existem interessados em preservar um local que ja foi uma das cidades mais importantes do estado!
E uma pena! Ali passei os melhores momentos da minha vida!

Unknown disse...

Já ouvi vários comentários sobre esse lugar . qualquer dia quero conhecer de perto, pois faz parte da história e realmente está desaparecendo .Parabéns pelo seu comentário .

Anônimo disse...

Deve conhecer sim agricio! Sentar se ali na plataforma estação ao por do sol e fechar os olhos você vai até sentir o cheiro do carvão! Ouvir a buzina do trem e o apito do chefe!

Unknown disse...

Minha cidade no noroeste do Paraná tem o mesmo nome. Seu desenvolvimento se deue com a chegada de muitos migrantes paulistas que vieram plantar café nesta região. Mas não sei dizer se tem alguma ligação com os nomes.

Unknown disse...

Alguém sabe informar pra onde foi o cartório que existia em Japurá SP.

Unknown disse...

Vou de bike este Final de semana... História paulista não pode ser esquecida!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...