12 julho 2014

A cidade de Gush Halav e o cristianismo maronita.


Gush Halav¹ é uma cidade da Galileia, norte de Israel, considerada um reduto do cristianismo maronita. A história da cidade é riquíssima, o cristianismo maronita deriva da Igreja Católica Oriental ligada ao patriarcado de Antioquia. O povo da localidade mantém esse cristianismo forte em suas raízes, é um dos únicos (senão o único) lugar do mundo onde o aramaico, língua que Jesus falava, mantém-se vivo e dela se faz estudos. O aramaico chegou a entrar no currículo escolar de Gush Halav com o esforço de líderes comunitário e o governo de Israel.²
Nos dois mil nos de cristianismo o povo da região assistiu a vários acontecimentos como invasões, domínios de outros povos e contato com religiões diferentes, em especial o Judaísmo e o Islamismo. E mesmo assim os moradores mantêm suas tradições, a ponto de se denominarem arameus, não se consideram árabes como as estatísticas oficiais da região os classificam.
A pequena localidade produz excelentes vinhos, figos, azeitonas e no passado ali se produzia um seda rara. Mas são os fatores históricos que dão mais destaque à região. Por ali nota-se templos judaicos em ruínas, igrejas católicas e vestígios do Império Bizantino.
A influência libanesa é muito grande na localidade, Sahdi Khalul, morador de Gush Halav, afirma que o Líbano era para ser uma nação maronita.
Sobre o cristianismo maronita.
O cristianismo maronita possui algumas características interessantes, ao que tudo indica conseguiu manter uma certa tradição em seus cultos, analisem:
"A Igreja Maronita é uma Igreja católica, de rito oriental, em plena comunhão com a Sede Apostólica Romana, ou seja, ela reconhece a autoridade do Papa. Tradicional no Líbano, essa Igreja Oriental possui ritual próprio, diferente do rito Latino adotado pelos católicos ocidentais. O rito maronita prevê a celebração da missa em língua siro-aramaico, a língua que Jesus Cristo falava.
ٍA Igreja Católica possui duas raízes: a ocidental ou romana e a oriental. Dentro desta segunda, quatro são as sedes patriarcais que marcaram sua historia: Jerusalém, Alexandria (Egito), Antioquia e Constantinopla. Dentro do grupo de Igrejas antioquenas existem dois grupos: sírio- ocidental e sírio oriental. A Igreja Maronita forma parte do grupo sírio-ocidental, sendo o siríaco sua língua litúrgica. Integra-se, pois, na tradição cristã oriental, sendo seu povo das raízes mais antigas de toda a Cristandade.
A Igreja Maronita é a única entre todas as Igrejas orientais que permaneceu em plena comunhão com Roma durante todos os séculos, apesar das tremendas provações suportadas pelos Maronitas e causadas pelos Monofisitas, Bizantinos, Mamelucos e Otomanos ( Turcos). Além disso, essa Igreja constitui um fato único dentro da Igreja universal. Ela é a única no mundo que nunca teve uma facção separada do Catolicismo.Todas as outras Igrejas Católicas têm paralelamente a elas uma ou mais Igrejas gêmeas separadas do Catolicismo. Assim da Igreja Latina ou Romana se separaram os Protestantes e os Anglicanos. Todas as Igrejas Orientais Católicas ? menos a Igreja Maronita ? se dividem em duas facções desiguais, uma Católica e outra Ortodoxa." 



   
Referências:
Folha de São Paulo, Mundo a-23, 8 jun. 2014.
Diocese Maronita no Brasil.
Israel - Lend of creation. Gush Halav.
Notas.
1. Em árabe a cidade é chamada de Jish.
2. Folha de São Paulo, Mundo a-23, 8 jun. 2014.

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