19 janeiro 2019

Cana do Reino, bairro rural de Potirendaba.

 Vista da capelinha de Cana do Reino. 

Cana do Reino é um bairro rural de Potirendaba, localiza-se em uma curva acentuada de uma estrada que liga Potirendaba à Vila Ventura, no município de Ibirá. O asfalto vai até o bairro, depois a estrada é de terra.
Em Cana do Reino encontra-se uma uma capela com um salão de festas em anexo, nota-se em torno de quatro residências, ao que tudo indica habitadas, uma com uma arquitetura que nos remete à década de 1920, muito bem construída e algumas construções funcionais semelhantes a depósitos e currais. 
Muitos bairros rurais do noroeste paulista surgiram e tiveram um significativo dinamismo devido, em especial, à cultura do café. Prática que empregava muita mão de obra desde meados do século XIX até meados do século XX, pois a maquinização era incipiente. Essa dinâmica movimentava a área rural, a qual possuía mais habitantes que a área urbana, esses bairros e povoados eram centros agregadores de pessoas, muitas vezes ali se formavam pequenos vilarejos em torno de igrejas, em locais de parada de gado etc. Às vezes surgiam nesses bairros alguns armazéns que forneciam item necessários à vida no campo, havia festas e eram pontos de encontro e referências nas vastas regiões rurais.

Aspecto de uma casa muito bem construída que nos remete a uma arquitetura da década de 1920

Em Cana do Reino não da para identificarmos armazéns ou demais construções que nos remetem a um passado mais próspero e movimentado, parece tudo muito parado, mas possivelmente no passado havia um maior dinamismo devido à dinâmica agrícola que já expomos. O local foi narrado ficticiamente no livro "Clara: um romance caipira" de Jocelino Soares. Coincidência ou não, era bem possível que na década de 1920 a localidade estava ligada à fluxos econômicos com a Vila Azul,  antigo bairro rural de Rio Preto, na narrativa de "Clara: um romance caipira" há uma trama que liga as duas localidades. De Cana do Reino é possível chegar à Vila Azul através de estrada de terra, um percurso de aproximadamente 20 quilômetros. 

Algumas fotos da localidade. 






Histórico de localização.
Cana do Reino está cartografada em  carta de 1958 e 1971. Notem nas imagens a seguir.

Carta de 1958 S.F.22-K-200.

IBGE-1972 SF-22-X-8-IV-3 

Google maps -2019.

Fotos: Alexandre de Freitas - 2019.
Indicações de leituras:

3 comentários:

Unknown disse...

Saudades desse lugar ...das quermesses

Unknown disse...

Fui em 2010 na quermesse saudades das amigas de repente tudo se acabou

Pastor Afonso disse...

Cana Do Reino, bairro rural de Potirendaba, SP. Conheci através do Caminho da Alma. Rio Preto, Vila Azul - Caba do Reino - Vila Ventura ou Ibirá, Termas de Ibirá

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...