21 janeiro 2019

Onda Branca, distrito de Nova Granada.

Igrejinha de Onda Branca. Foto: Alexandre de Freitas-2019.

Onda Branca é um pequeno distrito de Nova Granada criado pelo decreto-lei nº 14334 de 30 de novembro de 1944, fica às margens da rodovia Luiz Delbem, SP 423, que liga Palestina à BR 153-Transbrasiliana, dista aproximadamente 8 quilômetros da rodovia federal. Foi o último distrito de Nova Granada a ser criado, Ingás, Mangaratu, Palestina e Onda Verde (hoje essas duas últimas são cidades) são mais antigas que Onda Branca. 
A criação de Onda Branca está ligada à cultura do algodão, são poucas as fontes escritas, mas oralmente a localidade é muito conhecida em toda região. Ela rivalizava com Onda Verde, esta teve o nome devido ao café, e Onda Branca devido ao algodão. Fontes orais relatam que a localidade possuía máquinas de beneficiar algodão e café, barbearia, sapataria e armazéns de porte significativo. O progresso veio rápido e partiu rápido, ao que tudo indica, uma explicação plausível refere-se à cultura do algodão que ganhou força na região devido à 2ª Guerra Mundial, quando essa cultura foi diminuindo a localidade foi perdendo população.
Em conversa com moradores locais, nota-se uma nostalgia ao passado promissor, segundo os moradores a localidade possui hoje em torno de 200 pessoas, as quais utilizam ônibus de Palestina para ir a outras localidades.
O Instituto Geográfico e Geológico de São Paulo cartografou Onda Branca em 1948.
    
Reminiscências.
No fim da década de 1970, meu avó era comerciante de fumo de corda e em Onda Branca passei com ele algumas vezes, a localidade parecia possuir mais comércio e ser mais movimentada.

Aspecto de uma rua Onda Branca.

Placa em um Centro Comunitário. 

Estabelecimento comercial em Onda Branca.

Vista de uma rua na localidade.

Estabelecimento comerciais desativados.

Detalhes que remetem a resquícios rudimentares de Art Déco em estabelecimento comercial.

Placa no Posto de Saúde da localidade.

Referência: IBGE.
Fotos: Alexandre de Freitas-2019.
Sugestões de leituras.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...