03 junho 2021

Bairro rural Limeira, Cedral-SP.

O bairro rural conhecido como Limeira se localiza no limite do município de Cedral com Potirendaba, na localidade não há núcleo urbano, apenas propriedades rurais próximas umas das outras.

A região teve importante pujança econômica com a economia do café até aproximadamente a década de 1990. Atualmente nota-se muita cana de açúcar e criação de gado. 


Em diálogo com moradores do município de Cedral, tivemos notícias de que a região era muito movimentada com trabalhadores rurais até meados da década de 1990. Havia também uma popular festa junina, para qual a prefeitura disponibilizava ônibus para levar os munícipes ao bairro rural.
Atualmente nota-se uma capela, um salão de festa e uma escola rural abandonada e desativada, em péssimo estado de conservação. No local há um morador, o qual ocupa parte de uma cômodo do salão de festas, em diálogo com esse morador ele se identificou com o apelido de "capela", disse que o apelido é porque ele cuida da região há muito tempo. Disse, ainda,  que mora na região há 40 anos, e ali já presenciou grandes festanças, continuou afirmando que depois da pandemia Covid-19 não houve mais missa na capela. Porém, notamos que parece que a capela está abandonada há mais tempo. Quando à escola rural, possivelmente daqui algum tempo cairá em ruínas devido ao estado de deterioração.

Aspectos da capela do bairro rural Limeira.

Interessante notar que essa capela não apresenta forma características de outras capelas e igrejas, não há torre nem identificação, em carta do IBGE de 1972, a capela está cartografada com o nome de "Capela Santo Antônio". 

Vista da capela de outro ângulo.

Vista o interior da capela.

       
Vista de uma sala de aula da escola abandonada. 

Vista da escola abandonada.

Vista do bairro Limeira nas proximidades da capela.

Quanto aos aspecto fisiográficos do bairro, nota-se uma orografia muito interessante, o bairro se localiza em uma área de divisor de águas entre as unidades hidrográficas do Turvo-Grande e Tietê-Batalha. Muitos cursos d'água cortam o bairro. Em carta do de IBGE de 1972, nota-se cotas altimétricas de 565 metros, 586 metros decaindo para 475 metros, verifica-se, assim, grande declividade no terreno.
Quanto  ao nome do bairro, populares nos informaram que ali se plantava muito limão, mas há um córrego com o nome Limeira o qual drena praticamente todo bairro, talvez o nome derive dele.

Localidade cartografada em carta do IBGE DE 1972. 

Localização do bairro no mapa das unidades hidrográficas do estado de São Paulo.

Nota-se que o bairro se localiza em um divisor de águas das bacias Turvo-Grande Tietê-Batalha. 

Localização do bairro pelo google maps.

Referências.

Mapa do Estado - Recurso de Gerenciamento de Recursos Hídricos [online] http://www.igc.sp.gov.br/produtos/ugrhi.html Acesso 03/06/2021.
Carta IBGE 1:50.000, 1972. São José do Rio Preto SF-22-X-B-IV-3.
Fotos: Alexandre de Freitas, 2021.
Contribuíram com informações:
Claudinei Caetano (morador de Cedral).
Popular Capela (morador do salão de festas). 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...