13 setembro 2009

As 10 cidades mais antigas do mundo

Ruínas de Jericó. Imagem: Palestina Libre
Foi por volta de 15.000 a 10.000 a.C. que o ser humano começou a se sedentarizar. Quando terminava o último período glacial vastas regiões da Ásia e da África começaram a secar e aquelas tribos até então nômades procuram as margens dos grandes rios da região e ali se iniciou uma sedentarização.
Foi a domesticação de animais e vegetais que possibilitou, em grande parte, o ser humano se fixar num determinado local.
As percusoras das cidades foram aldeias fortificadas erguidas às margens ou bem próximas a grandes rios que lhes serviam de fonte de alimentos, fornecia água para beber e para irrigar, era meio de transporte, etc.
As fontes indicam que foi por volta de 6.000 a.C. que essas aldeias começaram a ganhar características de cidades. As primeiras surgiram na Mesopotâmia entre os rios Tigre e Eufrates, no vale do rio Nilo e no vale do Indo.
Já trabalhei em outro post, mais detalhadamente sobre o foto de Jericó ser a cidade mais antiga do mundo, citei algumas fontes que provavelmente colocam uma cidade do Peru como sendo ainda mais antiga. De todo modo, as fontes mais tradicionais, pelo menos por enquanto, dão-nos mais confiança para deixar Jericó como a mais antiga. Aqui farei uma lista das 10 cidades mais antigas do mundo, usarei com fonte um dos livros que conheço que é uma das fontes mais usadas pelos pesquisadores de cidades, trata-se de do livro: "De Babilônia a Brasília, de Wolf Schneider" em pesquisa, ainda que pouco insistente, na rede, percebi algumas divergências quanto as cidades mais antigas, particularmente creio que minha contribuição será no sentido de colaborar com esse tipo de pesquisa, deixo claro que se há fontes mais fidedignas eu não as conheço, o que não quer dizer que não existam.
Templo em Nipur

Vamos às 10 cidades mais antigas do mundo.
1º Jericó. Antiga Canaã, atual Jordânia, 5.000 a.C.
2º Ur. Antiga Babilônia, atual Iraque, 5.000 a.C.
3º Uruk. Antiga Babilônica, atual Iraque, 5.000 a.C.
4º Susa. Antiga Elam, atual Irã, 4.000 a.C.
5º Hierakonpolis. Egito, 4.000 a.C.
6º Kisch. Antiga Babilônia, atual Iraque, 4.000 a.C.

Ur
7º Nippur. Antiga Babilônia, atual Iraque, 4.000 a.C.
8º Lagsch. Antiga Babilônia, atual Iraque, 4.000 a.C.
9ºAnau. Rússia, 3.500 a.C.
10º Tróia. Turquia, 3.100 a.C.
Notamos que a maioria dessas cidades surgiram por volta de 4.000 a 5.000 anos antes de Cristo e se localizavam na mesopotâmia onde hoje é o Iraque. Todas, com exceção de Anau localizavam-se na crescente fértil ou nas suas proximidades.

Templo em Eridu

Poderíamos estender essa lista, e veríamos que o norte da África, o Oriente Médio e alguns regiões do atual Paquistão e China são os locais de onde surgiram as primeiras cidades.
Poderíamos incluir como cidades muito antigas de idade pelo menos semelhante à nossa relação as seguintes: Mohendjo Daro ,
Mênfis, Assur, Anyang, Ecbatana, Chatusa, Babilônia, Nínive, Tebas; dentre outras.
Fontes:
SCHNEIDER, Wolf. De Babilônia a Brasília. [trad. Guttorm hanssen].2ed.São Paulo: Boa Leitura [s/d]
SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e urbanização. 11ed. São Paulo: Contexto, 2001 (repensando a Geografia).

3 comentários:

Anônimo disse...

jericó é a mais antiga dentre as ainda habitadas, mas ur é mais antiga..

outra: as cidades do norte do nilo descendem do neolitico europoide asiatico med armenoide antigo..

e tanto que tem uma cultura neolitica das mais antigas nostraticoides pré-semita que vai de jericó até gaza-sinai..

Anônimo disse...

Que ki tu sabe anonimo...rs

Anônimo disse...

e varanasi na India? não é citada por quê?

Aldeci dos Santos Dutra, no Brasil, no Tocantins, em Palmas-TO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...