06 outubro 2009

As 10 cidades mais visitadas do mundo

Londres


As cidades mais visitadas do mundo
(Dados de 2006)
Por: Pablo Alexandre de Freitas [1]

Em um mundo em que aumenta a mobilidade humana, em que as conexões entre os lugares se intensificam (fato este que se nota especialmente nas cidades) potencializa uma atividade humana que é e será cada vez mais crescente: o turismo.
As cidades que mais recebem pessoas são:
1º Londres (15.640 mi de visitantes)
Londres é a capital e maior cidade da Inglaterra e do Reino Unido. Importante há quase dois milênios, a cidade é um dos maiores centros financeiros do planeta, e sua participação na política, na cultura, no entretenimento, na moda e nas artes ratificaram seu status de cidade global.
A cidade é uma das metrópoles mais povoadas da Europa. Sua população é umas das mais cosmopolitas do mundo, absorvendo a cultura, a religião e o idioma dos mais diversos povos. Os principais pontos turísticos da cidade são: o Parlamento Britânico, o Big Ben, o palácio de Buckinghan, a capela de São Paulo, o museu de cera de Madame Tussaudes e a maior roda gigante do mundo a London Eyes.
Um dos motivos para Londres receber tantos turistas é a sua localização. A cidade esta no segundo menor continente do mundo: a Europa. O continente europeu possibilita que os turistas conheçam atrações mundiais usando apenas o carro. Londres é muito bem ligada por rodovias, ferrovias e aeroportos, tem uma policia eficiente e um bom transporte público. A cidade tem condições de receber muito bem seus turistas e provara isso em 2012 quando sediará os Jogos Olímpicos.
2º Bancoc
Capital da Tailândia, Bancoc é um importante centro financeiro e prestador de serviços. O que difere Bancoc de outras metrópoles asiáticas é que, mesmo sendo caótica a cidade preserva a “paz” budista. Bancoc atrai vários turistas praticantes do turismo religioso.
Um dos mais impressionantes é o complexo que congrega o templo do Buda de Esmeralda, o Wat Phra Kaew ("wat" é templo em tailandês), e o Grande Palácio, atualmente usado apenas para determinadas cerimônias reais. O conglomerado encerra cem edifícios, que representam 200 anos de história real. O turista não pode entrar no palácio, mas já vale caminhar pelo seu jardim. Os telhados coloridos de verde, vermelho e dourado, os pagodes adornados com flores, as pinturas representando as grandes histórias de Buda, todos os detalhes do complexo estimulam infindáveis cliques na máquina fotográfica.
A infra-estrutura de Bancoc não é das melhores obras estão sendo realizadas para atenuar o problema. Numerosas auto-estradas elevadas e um anel rodoviário, que circunda a cidade inteira, estão sendo construídos. Um dos meios de se chegar à cidade é uma atração turística aparte: Os canais de Bancoc. Uma complexa rede de canais deu à cidade o epíteto de Veneza do leste. Ainda hoje os canais são ricos de trânsito e embarcações, habitadas como no passado, onde se têm também numerosos mercados.
3º Paris
Paris capital da França, considerada por muito a cidade mais bela do mundo. Assim como as outras cidades citadas, Paris também é um importante centro financeiro. A cidade de Paris é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do mundo, e a principal não somente da França, bem como de todo o mundo francófono. Com um Produto Interno Bruto superior ao
da Austrália, localizam-se em Paris 40% dos quartéis-generais de empresas francesas, possuindo
um centro financeiro, La Défense, e a segunda maior bolsa de valores do continente.
Barcelona
Um fato interessante é que daquela região da Europa (Paris-Londres) partem a maior parte dos turistas do mundo e, é para aquela região que vão a maior parte dos turistas do mundo.
Assim como Londres, sua arquitetura, sua cultura e sua cosmopolitização atraem muitos visitantes. Os principais pontos turísticos da cidade são: a Torre Eiffel; o Arco do Triunfo; o museu do Louvre; a catedral de Notre-Dame; a Avenida Champs de Elise; a Praça da Concórdia; Centro Georges Pompidou; Basílica de Sacré Cœur; Moulin Rouge; Panthéon; Palácio de Versalhes (região metropolitana da cidade); Disneyland Resort Paris; e o Cemitério do Père-Lachaise onde estão enterradas pessoas
famosas como Oscar Wilde, Jean-François Champollion, Édith Piaf, Chopin, Allan Kardec ou ainda Jim Morrison.
Paris durante muitos anos foi a cidade mais visitada do mundo mais nos últimos anos perdeu lugar para Bancoc e Londres.
Paris é privilegiada em localização por estar no continente europeu. A cidade tem uma boa política e transporte público de qualidade. Conta com três grandes aeroportos de varias ferrovias – inclusive o Euro trem. Alias, é possível ir de Paris a Londres pelo trem de alta velocidade que passa por de baixo do Canal da Mancha. A facilidade de acesso, uma boa política de urbanismo, e uma extensa rede hoteleira na cidade, fazem com que Paris possa receber seus turistas com qualidade.
4º Cingapura
Cingapura é um pequeno país do Sudeste Asiático que ocupa uma ilha principal e algumas ilhotas secundárias ao largo do extremo sul da Península Malaia. Um canal estreito separa Cingapura da Malásia, a norte, e outro mais largo (o Estreito de Malaca) separa-a da Indonésia, a sul. Capital: Cingapura.
Dotada de uma das principais bolsas de valores da Ásia, Cingapura atrai milhões de turistas de negócios. No caso da cidade sua principal atração é sua economia e sua geração de empregos.
Mas a cidade agora esta atraindo mais turistas. Desde 2008 Cingapura passou a ter a etapa do campeonato mundial de Fórmula um; note-se que foi a primeira corrida realizada no período noturno e com iluminação artificial na história da categoria.
Um fato importante sobre Cingapura é que além de forte economia a cidade é centro de conexões aéreas de uma das maiores companhias aéreas do mundo, fato que atrai muito dinheiro para a cidade.
A cidade tem uma boa capacidade de receber seus turistas, bom aeroporto, bom sistema de transporte urbano e bons hotéis.
5º Hong Kong
Hong Kong possui uma das economias mais liberais do mundo e é um grande centro internacional de finanças e comércio. Antiga colônia britânica agora administrada pela RPC sob a política "um país, dois sistemas", Hong Kong possui direito constitucional de possuir um alto nível de autonomia: possui sistema legal, moeda, alfândega, direitos de negociação de tratados (como tráfego aéreo e permissão de aterragem de aviões) e leis de imigração próprias. Hong Kong mantém até suas próprias regras de trânsito, com toda a frota de automóveis dirigindo no lado esquerdo. Apenas a defesa nacional e relações diplomáticas são responsabilidades do governo central em Pequim. Ou seja, mesmo Hong Kong sendo uma cidade pertencente a um país comunista, tem uma economia bem diferente atraindo milhões de executivos de todo o mundo.
6º Nova Iorque
A cidade é considerada a capital financeira do mundo, e é o principal centro financeiro da Terra. A importância do papel que Nova Iorque desempenha e desempenhou na nossa Idade Contemporânea já a torna um ponto turístico. Nova Iorque continua a ser considerada uma das cidades mais interessantes e fascinantes dos Estados Unidos - se não do mundo - por muitas pessoas, atraindo mais turistas do que qualquer outra cidade americana sejam turistas domésticos ou internacionais. É freqüentemente também considerada a cidade mais cosmopolita do mundo.
Das inúmeras atrações da cidade as principais são: O Empire State e o Chrysler building; a Estatua da Liberdade; o Rockfeller Center; Times Square; a ponte do Brokllin, a Broadway, o Central Park e o Marco Zero. Além de ser terra natal de varias personalidades com Woody Alen,
Frank Sinatra, Paul Austin.
Bancoc

A cidade tem capacidade de sobra para receber seus turistas. Nova Iorque possui o espaço aéreo mais movimentado do mundo, com três aeroportos movimentados, e a maior frota de helicópteros do mundo. O transporte pela água é significativo, através de ferries, barcos turísticos e lanchas. Além de uma vasta rede hoteleira.
7º Dubai
A cidade localiza-se nos Emirados Árabes Unidos, e é a capital do emirado de Dubai. No começo de sua história a cidade não passava de uma vila de pescadores de ostras. Com a ascensão da atual
família governante, medidas foram tomadas. A cidade descobriu petróleo e virou uma importante extratora do óleo. Mas, más noticias foram dadas ao Xeique.
O petróleo de Dubai acabará até 2015, o xeique então, decidiu investir maciçamente em turismos.
Hoje Dubai éa nova sensação do turismo mundial, a Meca do luxo. A cidade sintetizada tudo que a de belo na cultura islâmica. É um importante centro financeiro dos Emirados Árabes. As principais atrações turísticas são: o bairro de Bastakia, os bares de Deira, o maior hotel do mundo o Burj Al Arab, as super ilhas artificiais de Palm Island, o arquipélago artificial de The World, e o maior edifício do mundo o Burj Dubai.
Dubai, com certeza é a cidade que melhor está preparada para receber seus turistas. Tendo realizado (e ainda esta realizando) algumas das maiores obras do mundo para atrair pessoas de todos os lugares à cidade. Dubai tem um ótimo aeroporto e está em construção o maior aeroporto do mundo para melhor receber seus turistas. Mesmo a gasolina custando cerca de 25 centavos a cidade oferece um dos melhores metros do mundo, sendo o único com primeira classe. Ótimas estradas conectando a cidade com os países visinhos do E.A.U. Em questão de hotelaria, Dubai de longe é a que mais se destaca dentre as cidades mais visitadas do mundo. Em Dubai os hotéis já são atração. A cidade abriga o único hotel Sete estrelas do mundo: o Burj Al Arab.
8º Roma
Segundo a lenda, Roma teria sido fundada em 723 a.C., esse fato torna a cidade um verdadeiro museu a céu aberto. Atualmente, Roma dispõe de uma economia diversa e dinâmica concentrada, sobretudo, em inovações, tecnologias, comunicações, e no setor de serviços. O turismo possui um papel vital na economia de Roma, dado o status da cidade como um dos mais famosos e mais conhecidos destinos turísticos do mundo. A cidade é também um centro bancário e financeiro, embora já ultrapassado por Milão.
Roma perdeu o Império, mas não a majestade. Com a sua imensa bagagem cultural, é um dos grandes pólos de atração turística internacional. Mas não somente do passado vive a Cidade Eterna. É, ainda, um grande centro de referência que se estende da moda à culinária. Assim, não somente pelo fato de ter constituído um grande império se orgulha o romano de sua cidade, assim como não somente para se embevecer com a Roma Antiga afluem para lá cidadãos de todo o mundo (como se, ainda hoje, todos os caminhos para lá convergissem), mas também pela dinâmica programação de eventos. Em certos períodos do ano, são realizados grandes festivais que atraem milhares de pessoas, principalmente jovens.
Os principais pontos turísticos de Roma são: a Basílica de São Pedro; o Panteão; a Fontana di Trevi; o Templo de Saturno; o Castelo de Santo Ângelo; o Palácio do Quirinal, o Coliseu e o Arco de Constantino.
Roma tem uma boa rede rodoviária, sendo circundada por um rodoanel. Conta com três bons aeroportos e um bom número de leitos. A cidade esta bem preparada para receber seus turistas.
9º Seul
Capital da Coréia do Sul, e um importantíssimo centro econômico, sendo sede para algumas das maiores corporações do mundo como a Samsung, o LG Group, a Hyundai, a Kia Motors, a Daewoo Corporation, a Ssangyong, a Daelim, a Lotte, a Posco e a Pantech Curitel, o setor de serviços de Seul tem prosperado, beneficiando a economia nacional e o desenvolvimento. Fato que atrai milhões de turistas de negócios do mundo inteiro.
Além do que, Seul tem uma infra-estrutura excepcional, tendo o aeroporto que é considerado o melhor do mundo. Trens de alta velocidade, ligando a cidade com o resto do país, e um ótimo transporte urbano.
10º Barcelona
Importante cidade da Espanha e capital da comunidade independente da Catalunha. Assim como as outras cidades citadas é um importante centro de negócios, atraindo executivos. Barcelona oferece ao visitante a possibilidade de percorrer a pé desde as ruínas romanas e a cidade medieval até os bairros do modernismo catalão, com seus edifícios característicos, suas ruas arborizadas e suas largas avenidas. A cidade antiga é praticamente plana, enquanto que os bairros novos, à medida que ficam próximos à cordilheira litoral, deixam o aspecto plano de lado. Além disso, tem uma arquitetura muito atraente, sendo considerado o lar do modernismo, por ter sido lar e laboratório do arquiteto Antoníni Gaudí, criador do principal ponto turístico de Barcelona, o Templo Expiatório da Sagrada Família
Hoje a cidade tem uma boa infra-estrutura, isso graças às obras feita para a cidade ser sede dos Jogos Olímpicos de 1992.
[1] Pablo Alexandre de Freitas é estudante do ensino médio. Esse post originou-se de um trabalho escolar na disciplina de Geografia.
Fontes:
As imagens estão linkadas.

Um comentário:

Valor Viagens disse...

O Melhor post q li em toda minha vida!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...