08 dezembro 2009

Sardes - a cidade entre gregos e persas


Sardes foi capital da Lídia um antigo estado fundado por Gigis que ocupava a parte oeste da Península da Anatólia, atual Turquia. A cidade alcançou seu apogeu no século VI a.C. durante o governo do rei Creso.
Heródoto já citava a cidade que prosperou, dentre outros motivos, graças a sua proximidade com um vale fértil que possibilitava uma grande produção de alimentos.
Os lídios tiveram que conviver com poderosos impérios dentre eles o império grego que se aproximava pelo litoral, à leste de Sardes e o império persa que avança no seu máximo alcance para oeste, tendo a cidade como um importante entreposto para fazer frente aos rivais gregos.
Em Sardes havia uma estrada real que a ligava a Susa, no coração da Pérsia, com uma extensão de 2.700 Km, ao longo dela estabeleciam muitos postos comerciais que serviam aos viajantes que ali passavam. Caravanas percorriam essa extensão em 90 ou 100 dias.
No início do séculoV os persas ocuparam a cidade para barrar o avanço dos gregos, foi ali que Tiribazus ditou os termos de paz para os gregos. Alexandre - o grande conquistou a cidade em 334 a.C colocando ali um governador. Sardes ainda havia de ser conquistada por Antioco III e os romanos conquistaram a cidade em 133 a. C. Como se não bastassem as guerras e as conquistas que a cidade sofreu um terremoto abalou a cidade em 17 d.C.
Para completar o masaíco de povos e a rica história da cidade, fontes constatam que judeus e cristãos por ali estiveram, escrituras sagradas desses dois povos constam alusões a Sardes.
Mas o declínio da cidade só chegou no ano 616 quando o rei sassânida, Khusrau II, a conquistou, evento que impôs a cidade um esquecimento tornando-a uma simples cidadela.
Em Sardes foi construído o "Templo de Ártemis. um enorme templo de Ártemis foi construído em Sardes no quarto século a.C.. O coração do santuário era o edifício do templo no qual uma estátua de ouro da divindade foi colocada. Ao redor estava o pátio sagrado cercado por colunas. Ofertas eram feitas em um grande altar". [1]

Fontes:
RODRIGUES, Joelza Ester. História em documentos. São Paulo: FTD, 2006. p.150.
Atlas Histórico Escolar. 7 ed. São Paulo: Secretaria de Educação; Rio de Janeiro: FENAME, 1978. P.74.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...