08 dezembro 2009

São José do Rio Preto

"A cidade mais bonita da região dos grandes lagos!"
Foto: Alexandre de Freitas (2011)
Vista aérea do centro da cidade

A região surgiu como boca de sertão em 1852, por volta de 1820 já havia pessoas habitando aquelas localidades do noroeste paulista. Viviam praticamente da agricultura de substência em casas de pau-a-pique.
Em mapas antigos do estado de São Paulo nota-se que São José do Rio Preto despontava isolada em uma grande área do noroeste paulista. Foi distrito de Araraquara e de Jaboticabal, quando desta se tornou independente tornou-se um imenso município com uma extensão maior que a Bélgica.
Vista da rod. W. Luiz, ao fundo partes do centro da cidade.
O progresso iniciava-se na região desde o início do século XX, intensificou-se com a chegada da Estrada de Ferro Araraquarense em 1912. Quando São José do Rio Preto se tornou ponta de linha por aproximadamente 10 anos, pois que os trilhos pararam ali, toda produção da região convergia para cidade intensificando o comércio e contribuindo para a formação de um centro regional.

Dados.
População - 418.999 (2009);
PIB - 5.732,18 (em milhões de reais, 2006);
PIB per capita - 13.795,18 (em reais, 2006).
Os setores de serviços e indústria possuem maior destaque que a agropecuária.
Segundo a Fundação Seade o município está no grupo mais elevado no índice de responsabilidade social: "Municípios com nível elevado de riqueza e bons níveis nos indicadores sociais." [1]
Fontes:
FREITAS, Alexandre de. São José do Rio Preto: surgimento, urbanização e desenvolvimento. Monografia de Graduação. Faculdade "Dom Bosco" de Mte. Aprazível, 2002.
Veja também.
Conheça outras localidades da região de São José do Rio Preto.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...