13 março 2010

Cidades com opções de turismo no interior do estado de São Paulo.

Santa Fé do Sul. Vista panorâmica de suas praias.
Nossa pretensão nesse post é divulgar algumas cidades que oferecem boas opções de turismo no interior do estado de São Paulo. Pretendemos divulgar aquelas cidades que possuem atrativos familiares: pousadas, belezas naturais, cachoeiras, etc.
As características fisiográficas do interior do estado, apesar do grande desmatamento e da quase que irreversível agressão ambiental, ainda é capaz de exibir locais de deslumbrante beleza. O estado apresenta uma formação de relevo que, a grosso modo, é serrano nas proximidades do litoral, passa por uma transição nas mediações de Botucatu, Rio Claro e São Carlos para depois surgir um extenso planalto de baixas altitudes que se estende até as barrancas do rio Paraná.
Originalmente em toda essa região predominava a mata atlântica e algumas manchas de cerrado, ambos quase que totalmente devastados. Porém, há lugares onde esses biomas aparecem, resistindo ao desmatamento. Quando esses lugares se aliam ao relevo e a rede hidrográfica propícia, surgem locais que merecem ser visitados.
Vejamos algumas cidades que possuem esses locais.
São Pedro.
Localizada a 50 Km de Rio Claro e a 28 Km de Piracicaba a cidade oferece excelentes condições de lazer. Uma cidade onde relevo, vegetação e hidrografia formam conjuntamente um complexo natural propício a ser visitado. Considerada uma estância turística possui 32.724 habitantes, está a 580 mts de altitude é rodeadas por serras que chegam a 950 mts. Destaque para a pousada Cachoeiras da Furna, que dispoem de apartamentos e restaurante tudo em contado com a natureza.
Santa Fé do Sul.
Localizada próxima a divisa de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás a cidade e rodeada por vários rios que possibilitam esportes naúticos, pesca e demais lazeres aquáticos. As atrações são muitas, dentre as quais: a ponte rodoferroviária, várias prainhas formadas pelo represamento de rios, possui museo a céu aberto e a mata dos macacos.
A cidade possui 29.192 habitantes, está distante 187 Km de São José do Rio Preto e a 73 Km de Fernandópolis. O Guia de Serviços da cidade disponibiliza vários telefones de hotéis e pousadas. Clique aqui para acessá-lo.
Cássia dos Coqueiros.
A natureza também foi responsável por notáveis paisagens ao redor da cidade, nota-se resquícios da mata atlântica e muitos rios. Segundo a ABAG (Associação Brasileira de Agronegócios) de Ribeirão Preto a cidade é:
"Cortada por rios e rodeada de matas nativas, as cachoeiras e o mirante são seus maiores atrativos. São cerca de 20 cachoeiras, 13 com boa queda d’água e poço para nadar. A maioria fica em propriedades particulares, afastadas da zona urbana. A mais fácil de encontrar está a cerca de 200 metros da praça central da cidade, onde ao lado está sendo construído um centro de lazer para os habitantes e um ginásio de esportes. Para chegar às outras cachoeiras é só perguntar na praça. Todos conhecem os caminhos. A mais famosa é do Itambé, com 80 metros de queda livre, localizada em uma fazenda cujo proprietário tenta controlar o acesso de visitantes para preservá-la. Mesmo assim, cerca de 400 pessoas, por final de semana, visitam a famosa cachoeira." (ABAG/RP)
Distante 78 Km de Ribeirão Preto e a 214 Km de Campinas, possui 2.737 habitantes. Há uma pousada na cidade, fica no Sítio Roccaporena, confira o site clicando aqui, nele você terá acesso a demais informações.
Rifaina.
A cidade está às margens do rio Grande na divisa de São Paulo com Minas, distante 69 km de Franca e 153 Km de Ribeirão Preto. Além de belas praias, nas quais, segundo o site da prefeitura estão sendo realizadas obras de melhoria, também possui cachoeiras ao seu redor. Sendo uma delas a "cachoeira do Lobo Guará também é um dos pontos mais famosos de Rifaina por possuir fauna em abundância e ser habitat natural do lobo guará. Para os esportistas de plantão o local é sugestivo para se fazer mergulho e rapel.Uma outra opção é o Ribeirão Pingo de Mel. Suas piscinas naturais encantam os mergulhadores que procuram vida em baixo da água. O local fica a 15 minutos da cidade." (Ribeirão Online).
O povoado que deu origem à cidade surgiu em 1865, hoje a cidade possui 3.826 habitantes.

Fontes:
Sites das Prefeituras Municipais das respectivas cidades.
Recomendações:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...