16 dezembro 2009

Onda Verde


Cidade do interior do estado de São Paulo, na Região de São José do Rio Preto. Teve início com o povoado chamado Castores, onde na primeira década do século XX, foi construída uma igrejinha que abriga a imagem de um santo - Bom Jesus - que para homenagear o próprietário que doou as terras e idealizou a igreja, o Cel. Castor, ficou como o nome de Bom Jesus dos Castores.
Aos poucos os arredores da igrejinha foi atraindo algum comércio e em pouco tempo se tornou um ponto comércial em meio ao sertão de Rio Preto. Na década de 1920, quando os moradores tiveram a notícia de que a região seria servida pela Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz se mudaram do antigo povoado para as proximidade da linha, que ficava a 6 km do local. A estação foi inaugurada em 1931 e desativada em 1966.
O povoado tornou-se distrito de Nova Granada em 1934, e em 1964 tornou-se município.
Ainda na década de 1920, muita famílias japonesas chegaram à localidade para trabalhar nas fazendas, tiveram grande importância no desenvolvimento do povoado, doaram terrenos para creche e para casa da agricultura. O nome Onda Verde se deve ao terreno ondulado onde se plantava algodão, esse quando verde assemelhava-se a uma onda verde.
Para a Fundação SEADE o município se enquadra no grupo 1 no índice de responsabilidade social "Municípios com nível elevado de riqueza e bons níveis nos indicadores sociais".

Dados.
População 2009 - 3.926 habitantes;
PIB em milhões de reais - 131,32 (2007);
PIB per capita em reais - 35.413,79

Notem o PIB per capita, elevadíssimo, o da cidade de São Paulo é 29.393,66, o de São José do Rio Preto é 16.209,73. Essa elevação do PIB per capita está relacionada a presença da Usina Vale - açúcar e álcool, no município.

Distância de Onda Verde a:
São Paulo - 436 Km;
São José do Rio Preto - 30 Km.

Fontes:
Câmara Municipal de Onda Verde.
Estações Ferroviárias
Fundação SEADE
IBGE - Cidades

Leia mais sobre cidades, localidades e região de São José do Rio Preto.
As 10 maiores cidades da região de São José do Rio Preto.
São José do Rio Preto.
Palestina
Barra Dourada
Vila Ventura
Engenheiro Schimitt

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...